domingo, 3 de junho de 2012

Curso epronfo - ativ_1_1

Atividade1_1 “Reflexões Iniciais” As exigências do processo de formação e do mercado de trabalho mostram que a informática e a educação não sobrevivem mais uma sem a outra. Nesse contexto, os métodos tradicionais de educação estão se tornando ineficazes para o mundo atual. A criação de novos hábitos e métodos educativos está, cada vez mais, exigindo que o homem moderno busque um aprendizado mais criativo, interativo e integrado. A busca pela melhoria na qualidade de ensino depende de um projeto pedagógico, de bons professores e do uso de tecnologias de ensino eficientes. Motivação, envolvimento e estratégia são os ingredientes essenciais para um aprendizado produtivo e de forma satisfatória. O computador é uma das alternativas na contribuição de uma aprendizagem que encara o aprendiz como sujeito do processo, engajado na construção de um produto significativo, relacionado com a realidade do aprendiz. A tecnologia educacional traz a multiplicação de possibilidades de escolha, de interação, condições primordiais para o estabelecimento de uma nova técnica que viabiliza o surgimento de diversas atividades centradas no conhecimento e na informação globalmente distribuídos. Esse tipo de construção de novas formas de ensinar e de aprender, de conhecimentos novos, exigirá do professor uma atitude permanente de pesquisa, de busca, de descoberta e criação. Verdadeiramente, nós estamos ainda nos primeiros estágios do entendimento de todas as implicações dessa tecnologia e das suas potencialidades, mas, com plena consciência de que é preciso mudança e de que estamos no caminho certo. E essa mudança significa tornar o aluno, cada vez mais, sujeito dos seus próprios processos, levando-o a analisarem os conhecimentos da sociedade e do mundo, construindo uma educação voltada para a realidade atual e para o mercado de trabalho que a cada dia exige mais conhecimento de informatização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário