É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios: 
• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu; 
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos; 
• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre; 
• Deve-se proceder relação com o registro anterior; 
• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações. 
Sugestões para iniciar relatórios 
• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno… 
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre… 
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em… 
• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno… 
Desenvolvimento cognitivo 
• O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita. 
• O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita. 
• O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. 
• Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. 
• Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes. 
• Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade. 
• Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades. 
• Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender. 
• Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos. 
• Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento. 
• Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas. 
• O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas. 
• Realiza cálculos simples de adição e subtração. 
• Realiza cálculos com auxilio de material concreto. 
• É curioso, questiona e busca informações. 
• Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais , etc. 
• Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente. 
• Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta. 
• Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente. 
• Nas atividades orais demonstra desenvoltura …( ou inibição) 
• Ocasionalmente troca letras 
• Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas; 
• Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo…; 
• Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos 
• Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os; 
• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão; 
• Identifica e escreve seu nome completo; 
• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos; 
• Apresenta dificuldades ortográficas 
• Identifica e escreve seu nome completo 
• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve 
Participação – convívio social 
• Participa com interesse e produtividade. 
• Boa participação nas atividades realizadas em sala. 
• Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe. 
• Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes. 
• É criativo e comunicativo. 
• Coopera com colegas e professora. 
• O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora. 
• Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros. 
• Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados. 
• É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas. 
• Aceita sugestões da professora e dos colegas. 
• Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade. 
• Contribui para a integração e o crescimento do grupo; 
• Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos  colegas; 
• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo; 
• Colabora na construção de regras; 
• Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando; 
• Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar; 
• Reconhece as relações entre fala e escrita; 
• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações; 
• Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas; 
• Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento; 
• Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras; 
• Distingue a língua escrita da língua oral; 
• Demonstra compreensão do sistema alfabético; 
• Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante; 
• Produz frases com lógica; 
• Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica; 
• Distingue letras na linguagem oral e escrita; 
• Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos. 
• Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processa;
Nenhum comentário:
Postar um comentário